Subscrever Alertas

Acessibilidade

Medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1: avaliação de um sinal de segurança

Imprimir

Circular Informativa N.º 070/CD/550.20.001 (14/07/2023)

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

20 jul 2023

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla em inglês)1, está a analisar um sinal de segurança2 sobre o risco de pensamentos suicidas e pensamentos de automutilação associado a medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 (glucagon tipo 1). Estes medicamentos são utilizados para a perda de peso e para o tratamento da diabetes tipo 2. Esta revisão foi desencadeada pela Agência Islandesa de Medicamentos na sequência de notificações de casos de pensamentos suicidas e automutilação em pessoas que utilizam medicamentos contendo liraglutido e semaglutido.

Até agora, foram submetidos ao Sistema Europeu de Farmacovigilância (EudraVigilance) cerca de 150 notificações de possíveis casos de automutilação e pensamentos suicidas, incluindo um caso ocorrido em Portugal.

Esta classe de medicamentos é amplamente utilizada, contando com uma exposição de mais de 20 milhões de doentes-ano3. No entanto, ainda não é claro se os casos notificados estão relacionados com os próprios medicamentos, com doenças subjacentes dos doentes ou com outros fatores.

Assim, a EMA e o Infarmed recomendam aos doentes e aos profissionais de saúde que continuem a utilizar os medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 de acordo com as suas indicações aprovadas. Relembra-se a importância de notificar ao Sistema Nacional de Farmacovigilância quaisquer suspeitas de reações adversas, diretamente através do Portal RAM ou através dos contactos indicados nos folhetos informativos que se encontram dentro das embalagens dos medicamentos.

O Presidente do Conselho Diretivo

Rui Santos Ivo

 

1 Declaração da EMA
2 Um sinal de segurança é desencadeado quando surgem informações, provenientes de uma ou várias fontes, que sugerem uma nova associação potencialmente causal, ou um novo aspeto de uma associação conhecida, que justifica uma investigação mais aprofundada. A presença de um sinal de segurança não significa necessariamente que um medicamento causou o evento adverso em questão

3 Um doente-ano é o equivalente a um doente que toma um medicamento durante um ano