Infarmed participa na assinatura do protocolo de dispensa e administração de metadona nas farmácias comunitárias
27 nov 2025
O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., o ICAD - Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I.P., a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinaram, no dia 24 de novembro, o protocolo que permitirá a dispensa e administração de metadona nas farmácias comunitárias.
A sessão decorreu em Lisboa e contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, sublinhando a relevância desta medida no reforço da resposta nacional aos comportamentos aditivos e dependências.
Rui Santos Ivo e Erica Viegas, Presidente e Vogal do INFARMED, I.P. respetivamente, estiveram na sessão, tendo Rui Santos Ivo destacado a importância da medida e do alinhamento interinstitucional para a sua implementação segura e eficaz. "A participação das farmácias comunitárias na dispensa e administração de metadona representa um passo decisivo para reforçar a segurança, a qualidade e a acessibilidade dos cuidados prestados às pessoas. Este protocolo demonstra a importância da colaboração entre instituições para garantir respostas de saúde mais próximas, seguras e eficazes para a população", comentou.
Antes da assinatura, o Conselho Diretivo do ICAD apresentou um enquadramento técnico com dados atualizados sobre a situação nacional no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, incluindo informação do mais recente relatório da OCDE. Foram ainda divulgados indicadores relativos à redução das listas de espera, ao investimento público por utente e aos ganhos em saúde, numa abordagem centrada em modelos de Value Based Health Care.
Fotos: Pedro Loureiro / ANF