Subscrever Notícias

Acessibilidade

Infarmed conclui financiamento de 51 medicamentos inovadores nos primeiros seis meses de 2025

Imprimir

Acessibilidade

05 ago 2025

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. concluiu, entre janeiro e junho de 2025, o financiamento público de 51 medicamentos inovadores, reforçando o acesso dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a novas opções terapêuticas. Os dados podem ser consultados na infografia disponível nesta ligação.

No total, durante o primeiro semestre deste ano, a autoridade reguladora concluiu o financiamento de 188 medicamentos, abrangendo diversas áreas, com destaque para a Oncologia, Sangue, Sistema Nervoso Central, Cardiovascular e Endocrinologia.

Para além dos 51 medicamentos inovadores, foram também financiadas 41 novas apresentações ou dosagens de medicamentos já financiados, o que permite uma melhor adaptação dos tratamentos às necessidades dos doentes. Já os 89 medicamentos genéricos e os sete medicamentos biológicos similares aprovados asseguram o tratamento com a mesma substância ativa dos medicamentos de referência, a um custo inferior.

"A avaliação para financiamento público destes medicamentos reflete o compromisso do Infarmed em continuar a garantir o acesso das pessoas a terapêuticas eficazes, seguras e sustentáveis, promovendo a inovação e o equilíbrio no sistema de saúde", sublinha o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo.

As autorizações resultam de uma avaliação técnico-científica rigorosa realizada pelo Infarmed, que tem em conta critérios como eficácia, segurança, custo-efetividade e impacto orçamental.

Para informações detalhadas sobre estas autorizações, consulte a Infomed — a base de dados nacional de medicamentos de uso humano, acessível a todos os cidadãos. Todos os relatórios de avaliação de financiamento público estão disponíveis na página específica de cada medicamento, bem como na área do site do Infarmed dedicada às decisões de financiamento. Para aceder aos documentos através da Infomed, basta pesquisar pela Denominação Comum Internacional (DCI) ou pelo nome do medicamento, selecionar o resultado pretendido e verificar os conteúdos disponíveis. Certifique-se de que não tem filtros ativos que possam limitar os resultados da pesquisa.

Alertas_Notícias