Subscrever Alertas

Acessibilidade

Dispositivos médicos falsificados: Gel Lubrificante Íntimo pjur Original e pjur Light

Imprimir

Circular Informativa N.º 062/CD/550.20.001 de 14/06/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

15 jun 2022

Foi identificada, no mercado europeu, a falsificação dos dispositivos médicos Gel Lubrificante Íntimo pjur, modelos Original e Light, do fabricante pjur group Luxembourg S.A.. Tratam-se de dispositivos médicos cuja finalidade médica reivindicada pelo seu fabricante é o alívio dos sintomas de secura vaginal.

A distinção entre os produtos originais e os produtos falsificados é possível através da verificação da presença da marca do fabricante no fundo da embalagem, conforme fotos infra na circular em anexo.

Em Portugal, não foram identificados registos destes dispositivos mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o Infarmed recomenda que os dispositivos médicos sejam adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja evitada a compra dos mesmos em domínios on-line.

Caso o produto falsificado seja detetado, o mesmo não deve ser adquirido nem utilizado.

A deteção, em Portugal, deste dispositivo deve ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.
 

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

António Faria Vaz