Acessibilidade

Suspensão da comercialização e recolha do mercado do termómetro por infravermelhos sem contacto do fabricante Hunan Yinghe Kangyuan Biological Engineering Co Ltd

Imprimir

Circular Informativa N.º 147/CD/550.20.001 de 22/12/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 dez 2021

Foi identificada a disponibilização no mercado nacional de termómetros por infravermelhos sem contacto, modelo YHKY-2000, do fabricante Hunan Yinghe Kangyuan Biological Engineering Co., Ltd. que não se encontram em conformidade com a legislação europeia aplicável ao setor dos dispositivos médicos, por não apresentar marcação CE, informação acerca do mandatário nem do organismo notificado.

Neste sentido, o Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização e recolha do mercado dos referidos produtos.

Mais se informa que os distribuidores Dia Portugal Supermercados, Sociedade Unipessoal e Price Tag Cash & Carry, Unipessoal Lda se encontram a desenvolver as ações necessárias para a recolha dos referidos dispositivos médicos. Assim, as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar/utilizar. Informação adicional deve ser obtida junto do respetivo distribuidor.

Qualquer questão sobre o assunto pode ser dirigida à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

(António Faria Vaz)