Indisponibilidade do medicamento Mononitrato de Isossorbido Mylan (60 mg)
04 mar 2026
Circular Informativa n.º 021/CD/2026 de 04/03/2026
A empresa Viatris Limited comunicou a indisponibilidade de abastecimento do medicamento Mononitrato de Isossorbido Mylan, 60 mg, comprimido de libertação prolongada, 60 unidades, até 30 de junho de 2026. Este medicamento é um antianginoso, utilizado na profilaxia da angina de peito.O Infarmed confirmou a existência de stock junto de titulares de AIM com medicamentos contendo mononitrato de issosorbida na dosagem de 50 mg, comprimido de libertação prolongada. No entanto, atendendo a que não existem outros medicamentos contendo mononitrato de isossorbida na mesma dosagem (60 mg), e após consulta à Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, o Infarmed recomenda o seguinte:
Médicos
- Existem medicamentos para as mesmas indicações terapêuticas que podem ser alternativas;
- A substituição deste medicamento pelas apresentações com a mesma forma farmacêutica e dosagem de 50 mg não deverá ter impacto na resposta clínica dos doentes, contudo sugere-se uma monitorização clínica mais atenta.
Farmacêuticos
- Deve ser dispensada apenas uma (1) embalagem de Mononitrato de Isossorbido Mylan, 60 mg comprimido de libertação prolongada, mediante consulta do histórico do doente, para que a quantidade disponível possa colmatar as necessidades de todos doentes;
- Para que seja possível garantir uma gestão criteriosa das quantidades disponíveis, as farmácias devem abster-se de dispor de quantidades elevadas destes medicamentos em stock.
Utentes
- Caso não consiga adquirir o medicamento, contacte o seu médico para que lhe seja indicada uma alternativa terapêutica.