Subscrever Alertas

Acessibilidade

Dispositivos médicos falsificados Refresh Tears® e Optive® do fabricante Allergan

Imprimir

(Circular Informativa N.º 063/CD/550.20.001 de 07/07/2023)

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

10 jul 2023

O INFARMED, I.P., na qualidade de autoridade competente de fiscalização para o setor dos dispositivos médicos, teve conhecimento de que foi identificada no México a falsificação dos dispositivos médicos Refresh Tears® e Optive® do fabricante Allergan.

De acordo com a informação disponibilizada, as embalagens dos produtos falsificados:

  • Apresentavam o texto do selo de segurança em preto;
  • Não apresentavam o número de lote nas cartonagens (acondicionamento secundário);
  • Os rótulos dos frascos conta-gotas não apresentavam o lote nem a data de validade.

Em Portugal, o nfarmed alertou todos os distribuidores que notificaram a comercialização destes dispositivos médicos para a existência destes produtos falsificados e recomenda a todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso os produtos falsificados sejam eventualmente detetados, os mesmos não sejam adquiridos nem utilizados, devendo a situação ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.

O Infarmed recomenda que os dispositivos médicos sejam sempre adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja sempre evitada a compra dos mesmos em domínios on-line.

 

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)