Infarmed participa em 'workshop' internacional sobre ensaios clínicos países africanos lusófonos
09 jul 2025
Tiago Machado, avaliador clínico da Unidade de Avaliação Científica da Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM-UAC) do Infarmed, participou como formador no workshop de Avaliação e Supervisão de Ensaios Clínicos para Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que decorreu entre os dias 9 e 13 de junho de 2025, em Maputo, Moçambique.
A iniciativa foi promovida pelo Escritório Regional para a África da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo African Vaccine Regulatory Forum (AVAREF, na sigla em inglês), em colaboração com diversos parceiros.
O workshop reuniu 19 avaliadores de seis países africanos de língua oficial portuguesa, com o objetivo de reforçar as competências técnicas dos reguladores nacionais na avaliação e supervisão de ensaios clínicos. Durante cinco dias, os especialistas envolvidos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos através de sessões teóricas, discussões técnicas e exercícios práticos centrados na avaliação e supervisão de ensaios clínicos.
A participação do Infarmed nesta iniciativa reflete o compromisso da autoridade nacional do medicamento com a cooperação internacional na área da regulação e com a harmonização de práticas, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas reguladores robustos e eficazes.
O AVAREF é uma rede de autoridades reguladoras nacionais e comités de ética de países africanos que tem como pilares a harmonização e a confiança mútua para o reforço de capacidades. Este fórum trabalha para garantir a colaboração entre os principais intervenientes no continente — incluindo doadores, profissionais de saúde e blocos económicos regionais — promovendo análises conjuntas e a partilha de trabalho e conhecimentos.