Subscrever Notícias

Acessibilidade

Medicamentos e calor: quais são as recomendações para um verão em segurança?

Imprimir

Acessibilidade

23 jul 2025

Para se proteger nos dias de maior calor, é importante lembrar que a exposição a temperaturas elevadas pode comprometer a segurança e eficácia dos medicamentos. Diuréticos, antidepressivos, antihipertensores ou antipsicóticos, por exemplo, podem interferir com os mecanismos de regulação térmica do corpo. Esta situação é particularmente relevante em idosos, doentes crónicos, pessoas com obesidade, crianças e acamados, que têm maior dificuldade em adaptar-se ao calor.

“Na maior parte dos casos, os medicamentos não representam, por si só, um fator de risco, especialmente quando utilizados corretamente de acordo com as indicações do médico ou farmacêutico. No entanto, existem numerosos fatores de risco relacionados com o estado de saúde que interferem com a capacidade de regulação da temperatura do organismo e com a consequente diminuição da capacidade de resistir ao calor e aos quais é preciso estar atento”, explica Márcia Silva, responsável da Direção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) do Infarmed.

Conservar corretamente os medicamentos

Os medicamentos devem ser guardados e transportados de acordo com as indicações do folheto informativo, uma vez que o calor pode alterar as propriedades dos medicamentos.

Medicamentos que necessitam de refrigeração (entre 2ºC e 8ºC) devem ser transportados em sacos isotérmicos refrigerados, sem serem congelados. Os restantes também devem ser protegidos de temperaturas elevadas.

Cuidados essenciais

Em caso de onda de calor, é fundamental adotar medidas de proteção. Siga rigorosamente as indicações do médico e farmacêutico quanto à toma de medicamentos, respeitando as doses e horários prescritos, e leia atentamente o folheto informativo. Para além disso, mantenha os cuidados habituais de alimentação e higiene: beba líquidos, mesmo sem sentir sede — privilegiando água ou sumos de fruta natural —, evite a exposição direta ao sol e procure refrescar-se com banhos ou panos húmidos para ajudar a regular a temperatura corporal. Se não se sentir bem, consulte o seu médico.

Para conhecer todos os cuidados a ter com os medicamentos em dias de calor, consulte a informação disponível na página “Medicamentos e calor” no site do Infarmed, na qual encontra respostas a dúvidas frequentes, conselhos úteis e orientações para manter a eficácia dos seus medicamentos.

Medicamentos e calor: quais são as recomendações para um verão em segurança?