Horizon Scanning

Imprimir

O projeto Horizon Scanning tem como objetivo recolher e tratar, de forma sistemática, informação de várias fontes sobre a introdução de novas tecnologias no Serviço Nacional de Saúde.

Este conhecimento permite não só um melhor planeamento das atividades do Infarmed nesta área, como também a antecipação de medidas que visem preparar o sistema de saúde para tecnologias que alterem de forma significativa a prestação de cuidados de saúde, a nível organizacional, orçamental, entre outros.

Este é um projeto que assenta na colaboração de várias direções do Infarmed, integrando a perspetiva de investigação e desenvolvimento, regulamentar, de avaliação de tecnologias de saúde e de monitorização das tendências de consumo e despesa.

A primeira fase do projeto iniciou-se no segundo trimestre de 2018, abrangendo o setor do medicamento, tendo sido solicitada a colaboração de várias empresas do setor farmacêutico no sentido de reunir informação sobre os pedidos de financiamento de medicamentos a serem submetidos até final de 2019 para novas substâncias ativas, novas indicações e primeiros genéricos/biossimilares - Relatório 2018.

Irá ser solicitado, anualmente, aos parceiros a atualização desta informação que será integrada com informação proveniente da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa).