INFARMED, I.P. promove reunião da Comissão de Acompanhamento da Gestão da Disponibilidade de Medicamentos
INFARMED, I.P. promove reunião da Comissão de Acompanhamento da Gestão da Disponibilidade de Medicamentos
12 set 2024
No dia 4 de setembro decorreu a reunião da Comissão de Acompanhamento de Gestão da Disponibilidade de Medicamentos (CAGDM*). Esta comissão inclui, além do Infarmed, representantes dos interlocutores envolvidos nas questões da disponibilidade dos medicamentos – indústria farmacêutica, distribuidores por grosso, farmácias e locais de venda, hospitais, profissionais de saúde e doentes .
A CAGDM apreciou e discutiu os principais indicadores e resultados das ações relativos à disponibilidade de medicamentos no 1.º semestre de 2024. A informação disponível evidenciou uma diminuição do número de ruturas e da sua duração. As situações de rutura que poderiam ter mais impacto na saúde dos doentes foram mitigadas através de autorizações de utilização excepcional, incluindo o recurso a embalagens em língua estrangeira, com a intervenção da indústria farmacêutica e dos distribuidores por grosso. Os elementos da CAGDM contribuirão para a elaboração de um relatório a divulgar.
Foram discutidas as propostas de revisão do regulamento de gestão da disponibilidade de medicamentos e do regulamento sobre notificação prévia de transações de medicamentos para o exterior do país. As novas propostas procuram atualizar o quadro legal e regulamentar à luz da evolução da disponibilidade de medicamentos a nível nacional e europeu e a experiência adquirida pelo Infarmed e pelas entidades do circuito do medicamento. As propostas de revisão dos regulamentos encontram-se em fase de recolha de contributos.
Os presentes assinalaram, ainda, a importância de medidas e ações que prossigam o reforço do fabrico nacional de medicamentos, em particular medicamentos relevantes na prática clínica e que não se encontram comercializados em Portugal. A indústria farmacêutica foi sensibilizada para a importância de reforço do fabrico nacional, em particular para uma lista de medicamentos mais antigos, já descontinuados, que apenas são possíveis de adquirir por importação.
O Infarmed apresentou, ainda, aos presentes uma lista de medicamentos cuja disponibilidade deverá estar assegurada no próximo Outono-Inverno, tendo as empresas e distribuidores sido solicitados a desencadear as ações necessárias ao seu abastecimento regular e em resposta a potenciais aumentos de consumo sazonais.
*A CAGDM é constituída por representantes das seguintes entidades:
ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos
AFP – Associação de Farmácias de Portugal
ANF – Associação Nacional das Farmácias
APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
APFH - Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares
APIEM - Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos
APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica
APOGEN - Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares
CNFT – Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica
Familiarmente – Federação Portuguesa das Associações de Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental
GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento
GROQUIFAR – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos
NORQUIFAR - Associação Nacional de Importadores/Armazenistas e Retalhistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos
Ordem dos Farmacêuticos
Ordem dos Médicos
Ordem dos Médicos Dentistas
Plataforma Saúde em Diálogo
SPFCS – Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde