Voltar

Horizon Scanning - Nova plataforma de submissão de informação

Acessibilidade

Horizon Scanning - Nova plataforma de submissão de informação

Imprimir

Acessibilidade

12 jan 2021

Dando continuidade ao projeto de Horizon Scanning iniciado em 2018, é com satisfação que o Infarmed comunica o lançamento de uma plataforma para recolha desta informação. Este projeto permitiu agregar informação relativa à introdução de novas tecnologias no Serviço Nacional de Saúde, viabilizando um melhor planeamento das atividades do Infarmed nesta área e contribuindo para a eficiência do processo de financiamento de novos medicamentos.

Esta nova plataforma Horizon Scanning encontra-se integrada no portal SIATS (Sistema de Informação para a Avaliação das Tecnologias de Saúde), já utilizado pelos titulares de Autorização de Introdução no Mercado para submissão dos pedidos de financiamento. Pretende-se reunir informação sobre os pedidos de financiamento de medicamentos a serem submetidos até final de 2023 para novas substâncias ativas, novas indicações e primeiros genéricos/biossimilares.

Todas as empresas farmacêuticas com acesso ao SIATS poderão fazer a submissão de informação até ao final do trimestre (31/03/2021). Empresas que ainda não se encontrem registadas no SIATS poderão solicitar acesso através da plataforma.
 
Uma vez mais, a colaboração de todas as empresas do setor farmacêutico é fundamental pois só assim será possível planear adequadamente as avaliações e respetivo processo de negociação e financiamento, tornando o processo mais célere e previsível.

.