Voltar

Rede EAMI tem plataforma para combate à COVID-19

Rede EAMI tem plataforma para combate à COVID-19

Imprimir

07 mai 2020

No âmbito da Rede de Autoridades em Medicamentos da Ibero-América (EAMI), em colaboração com a Secretária-Geral Ibero-Americana, foi criada uma plataforma digital na qual os 22 países ibero-americanos da rede partilham informações oficiais sobre tratamentos, ensaios clínicos de medicamentos e orientações técnicas para os trabalhadores do setor da saúde, para enfrentar a pandemia do coronavírus (COVID-19).

A plataforma denomina-se “Em rede contra a COVID-19” e inclui o que tem sido a evolução da COVID-19 nos diferentes países, as atividades desenvolvidas pela autoridades de saúde, nomeadamente as agências do medicamentos, bem como informação útil para combater o crescente número de notícias falsas sobre o coronavírus. Esta plataforma constitui-se como um exemplo de como os países integrados na rede EAMI podem colaborar e trabalhar de forma conjunta, especialmente em momentos de crise.

O Infarmed também contribuiu para esta ferramenta, tendo contribuido com conteúdos que já se encontram refletidos na referida plataforma. Para além de informação relativa à área de atividade do Infarmed, disponibilizou-se, também, informação pública relevante emitida pela Direção-Geral da Saúde. O compromisso de todas as agências da rede é o de remeter informação, quando relevante e atualizada, o que o Infarmed irá fazer sempre que for o caso.

No passado dia 23 de abril, o Infarmed participou, por videoconferência, numa Reunião Extraordinária da Rede EAMI, que contou com a participação de todos os países membros e com a própria Secretaría General Iberoamericana (SEGIB). Esta reunião teve como objetivo avaliar a evolução da pandemia no espaço ibero-americano. O Infarmed teve a oportunidade de expor os últimos desenvolvimentos relativos a Portugal e as atividades levadas a cabo no âmbito das suas competências.

Logo EAMI