Voltar

INFARMED reforça conhecimento na utilização de dados de mundo real para apoio às decisões regulamentares e de avaliação de tecnologias de saúde

Acessibilidade

INFARMED reforça conhecimento na utilização de dados de mundo real para apoio às decisões regulamentares e de avaliação de tecnologias de saúde

Imprimir

Acessibilidade

27 jan 2026

No âmbito do Projeto Real4Reg, o INFARMED, I.P. organizou no dia 27 de Janeiro um workshop intitulado “Real4Reg Use Case 1: Lessons Learned on Exploring Real-World Data”,  O workshop contou com uma ampla audiência, de 180 participantes, provenientes de vários contextos geográficos e profissionais.

O projeto Real4Reg tem como objetivo explorar a utilização de dados de mundo real, provenientes de bases de dados de 4 países (Dinamarca, Finlândia, Portugal e Alemanha) no apoio ao trabalho de entidades reguladoras e de avaliação de tecnologias de saúde, através da integração da evidência gerada a partir de dados do mundo real (real-world data, RWD).

Neste workshop, os membros do Real4Reg Vera Ehrenstein (Aarhus University) e Mohamed Aborageh (Fraunhofer SCAI), apresentaram os desafios na implementação do modelo de dados comuns Observational Medical Outcomes Partnership (OMOP)  assim como os resultados do Use Case 1 – Descrição da População em Estudo: Cancro da Mama e Esclerose Lateral Amiotrófica. Seguidamente, decorreu uma discussão com representantes de diversas áreas, nomeadamente: Piia Rannanheimo (Finnish Medicines Agency, Fimea), Lucía Ortíz (Plataforma de Organizaciones de Pacientes, POP), Daniel Morales (European Medicines Agency, EMA) e Ruben van Eijk (University Medical Center Utrecht). Nesta mesa redonda, moderada pela investigadora principal do Real4Reg Britta Haenisch (BfArM), foram discutidos vários tópicos, incluindo as barreiras à utilização de RWD na etapa de pré-autorização de um medicamento e como poderiam ser ultrapassadas ou como os resultados do Real4Reg poderiam ser úteis no trabalho de cada um dos participantes.  

Esta é mais uma iniciativa em que o INFARMED participa ativamente com o o objetivo de explorar e desenvolver a utilização de dados de mundo real, provenientes do sistema de saúde português, para apoio às decisões regulamentares e de avaliação de tecnologias de saúde.

BAnner Real4Reg_jan