Ciclo de formação sobre investigação clínica em dispositivos médicos decorre a 24 e 26 de novembro
Ciclo de formação sobre investigação clínica em dispositivos médicos decorre a 24 e 26 de novembro
30 out 2025
Nos dias 24 e 26 de novembro de 2025 decorrerá um ciclo de sessões de formação online dedicado à temática "Dispositivos Médicos | Como estruturar um Plano de Investigação Clínica", com o objetivo de capacitar os profissionais do setor dos dispositivos médicos na elaboração e implementação de um Plano de Investigação Clínica (CIP).
A iniciativa é promovida pelo Grupo de Trabalho para a Promoção da Investigação Clínica com Dispositivos Médicos em Portugal, coordenado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), e que conta com o apoio institucional e a participação de representantes do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., da Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED), da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), e da NOVA Medical School.
O programa, que pode ser consultado na página da AICIB, inclui duas sessões. A primeira, no dia 24 de novembro, entre as 9h45 e as 12h45, abordará a estrutura geral de um Plano de Investigação Clínica (CIP), o design e a metodologia da investigação clínica, bem como a gestão de riscos e as considerações éticas. A segunda sessão, a realizar-se no dia 26 de novembro, das 9h45 às 12h00, será dedicada ao planeamento e operacionalização e à informação de segurança, qualidade dos dados e impacto no CIP.
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia através do link de inscrição. O ciclo de formação destina-se a todos os profissionais com interesse na área da investigação clínica de dispositivos médicos, incluindo promotores, fabricantes, distribuidores, start-ups, Clinical Research Organizations, centros de investigação, investigadores, coordenadores de estudos, especialistas em assuntos regulamentares e outras entidades ou profissionais que atuem neste setor.
As sessões, que contam com a colaboração do Infarmed, constituem uma oportunidade de partilha e atualização de conhecimento, contribuindo para o reforço da investigação clínica com dispositivos médicos em Portugal e para uma melhor compreensão das etapas e exigências associadas ao desenvolvimento de um Plano de Investigação Clínica.
 
 