Voltar

Publicado novo regulamento de execução sobre avaliações clínicas conjuntas de dispositivos médicos

Acessibilidade

Publicado novo regulamento de execução sobre avaliações clínicas conjuntas de dispositivos médicos

Imprimir

Acessibilidade

23 out 2025

Foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 17 de outubro o Regulamento de Execução (UE) 2025/2086 da Comissão Europa, que estabelece, nos termos do Regulamento (UE) 2021/2282 relativo à avaliação das tecnologias da saúde (HTAR, na sigla em inglês), as regras processuais de preparação e atualização das avaliações clínicas conjuntas (Joint Clinical Assessments – JCA, na sigla em inglês) de dispositivos médicos e de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro ao nível da União Europeia (UE).

As JCA são um processo centralizado ao nível da UE para avaliar a eficácia e a segurança de tecnologias de saúde, como medicamentos e dispositivos médicos, com base em evidências clínicas comparáveis. O objetivo é fornecer um relatório comum para ajudar os Estados-Membros a tomar decisões a nível nacional, eliminando a duplicação de esforços e harmonizando o processo de avaliação.

Este regulamento de execução agora publicado define, entre outros aspetos, a cooperação entre o Grupo de Coordenação dos Estados-Membros para a Avaliação das Tecnologias da Saúde (HTACG, na sigla em inglês), a Comissão Europeia, os organismos notificados e os painéis de peritos, bem como as interações entre o Grupo de Coordenação, os seus subgrupos e os desenvolvedores de tecnologias de saúde, doentes, especialistas clínicos e outros peritos relevantes. Estabelece ainda as regras gerais sobre a seleção e consulta de organizações de stakeholders e de peritos individuais, assim como os formatos e modelos aplicáveis aos dossiês com informação, dados, análises e outras evidências apresentadas pelos desenvolvedores de tecnologias, e os formatos e modelos dos relatórios e resumos das avaliações clínicas conjuntas.

Este é o último de seis regulamentos de execução previstos para assegurar a plena aplicação do HTAR, reforçando a eficiência, a transparência e a qualidade dos processos de decisão nos Estados-Membros.

Alertas_Notícias