Voltar

Rui Santos Ivo distinguido como "Figura do Ano 2025"

Acessibilidade

Rui Santos Ivo distinguido como "Figura do Ano 2025"

Imprimir

Acessibilidade

22 out 2025

O Presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, foi distinguido com o Prémio Almofariz “Figura do Ano 2025”, na gala que reuniu representantes do setor farmacêutico português, em Lisboa.

Na sua intervenção, marcada por um tom de reconhecimento e compromisso, Rui Santos Ivo começou por agradecer à equipa da revista Farmácia Distribuição, promotora da iniciativa. Como prova de agradecimento referiu ainda querer partilhar a distinção “com todos aqueles que me têm acompanhado e acompanham, não só, mas sobretudo, no INFARMED, ao longo dos anos.”.

O dirigente sublinhou que, apesar de não se tratar de um prémio de carreira, a ocasião convidava à reflexão sobre as profundas transformações vividas no setor. Destacou ainda as reformas em curso no contexto europeu e nacional, nomeadamente a revisão da legislação farmacêutica europeia e o reforço do Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde, afirmando que estas serão “prioridades incontornáveis num futuro próximo”.

Num discurso que combinou visão estratégica com sensibilidade institucional, o Presidente do INFARMED alertou para a importância de defender o método científico e o valor da verdade numa era de incertezas e desinformação.

Entre os temas abordados, destacou também os desafios do envelhecimento demográfico, da literacia em saúde e da luta contra as desigualdades, sublinhando o papel unificador do setor farmacêutico e o seu impacto na sociedade portuguesa, sublinhando o reforço do papel do farmacêutico e da farmácia num sistema de saúde de qualidade e preparado para o futuro e nas respostas de proximidade ao cidadão.

Durante a cerimónia, e em referência à sua mencionada recente eleição para Presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos, expressou que considerou tal facto um reconhecimento coletivo “Esta eleição não é apenas um reconhecimento pessoal, é, também, um reconhecimento institucional para o INFARMED e para Portugal.”

O premiado fez questão de homenagear colegas, dirigentes e mentores que marcaram o seu percurso, citando nomes como José Aranda da Silva, Maria Odete Ferreira, Alfredo Albuquerque, Aluísio Marques Leal e Fernand Sauer, entre outros, destacando o legado de excelência que Portugal construiu na regulação e avaliação de tecnologias de saúde na Europa.

Em tom de encerramento, Rui Santos Ivo deixou ainda uma mensagem de partilha e confiança no futuro “Receber este prémio é, acima de tudo, um momento de partilha. Partilha com todos os que acreditam que a regulação é um instrumento de confiança, de progresso e de proteção da saúde (…) O que começou como um caminho de modernização e consolidação é hoje uma história de confiança. E essa história ainda continuará a ser escrita.”.

A gala dos Prémios Almofariz 2025, organizada pela revista Farmácia Distribuição, distinguiu as personalidades e instituições que mais se destacaram no setor farmacêutico, reafirmando o compromisso da profissão com a inovação, o rigor científico e o serviço público.

Distinção Dr. Rui Santos Ivo Figura do Ano Prémios Almofariz
Distinção Dr. Rui Santos Ivo Figura do Ano Prémios Almofariz
Distinção Dr. Rui Santos Ivo Figura do Ano Prémios Almofariz
Distinção Dr. Rui Santos Ivo Figura do Ano Prémios Almofariz
Distinção Dr. Rui Santos Ivo Figura do Ano Prémios Almofariz