Voltar

Infarmed promove sessão sobre mapa interativo europeu de ensaios clínicos com foco no doente

Acessibilidade

Infarmed promove sessão sobre mapa interativo europeu de ensaios clínicos com foco no doente

Imprimir

Acessibilidade

10 out 2025

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., em articulação com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), realizou no dia 8 de outubro a "Sessão Informativa sobre os Ensaios Clínicos na União Europeia: No interesse do participante", dedicada à apresentação e demonstração do mapa interativo do Clinical Trials Information System (CTIS, na sigla em inglês) – o Sistema de Informação de Ensaios Clínicos da União Europeia. Essa ferramenta permite um acesso fácil e transparente à informação sobre os ensaios clínicos em curso em Portugal, na União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu (EEE).

iniciativa teve como principal foco os doentes e participantes em ensaios clínicos. A sessão contou com a abertura do vice-presidente do Infarmed, Carlos Alves, e pelo diretor da Unidade de Investigação Clínica (UIC), Joel Passarinho, que destacaram a importância da participação do regulador nacional nas iniciativas europeias para o desenvolvimento da investigação clínica, nomeadamente através da Accelerating Clinical Trials in the EU (ACT EU, na sigla em inglês). O objetivo passa por aumentar o número de ensaios clínicos realizados na UE, reforçando as oportunidades de tratamento para os doentes, a qualidade da informação disponível e os benefícios para os sistemas de saúde.

A sessão contou com a intervenção de Inês Alves, representante da Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO Portugal) e membro do Comité dos Medicamentos Órfãos da EMA, que sublinhou a relevância da inclusão dos doentes no processo de desenvolvimento da investigação clínica, considerando o novo mapa interativo um passo significativo nesse sentido.

Cátia Gonçalves, representante da EMA envolvida no desenvolvimento do CTIS, fez uma demonstração prática sobre o CTIS Trial Map. Desenvolvida no âmbito da iniciativa ACT EU, esta plataforma visa melhorar a transparência e facilitar o acesso de doentes, profissionais de saúde e cidadãos a dados relevantes sobre investigação clínica.

O evento, que terminou com um espaço de perguntas e respostas, representou mais um passo na aproximação entre instituições reguladoras, associações de doentes, e cidadãos, reforçando o diálogo, a literacia, a credibilidade e a cooperação no domínio da investigação clínica que se realiza na Europa. A sessão enquadrou-se ainda no esforço contínuo do Infarmed em promover o envolvimento dos doentes nos processos regulatórios e de investigação, nomeadamente através do programa Incluir, que visa fortalecer a participação informada e ativa dos doentes nas decisões que impactam a sua saúde.

A sessão será brevemente disponibilizada na página do Infarmed no YouTube.

Imagem do CTIS Trial Map, uma ferramenta interativa que disponibiliza, em tempo real, informação sobre os ensaios clínicos em curso na UE/EEE