Vice-presidente do Infarmed participa na BIOMEET 2025 para debater distribuição de proximidade nas doenças raras
Vice-presidente do Infarmed participa na BIOMEET 2025 para debater distribuição de proximidade nas doenças raras
06 out 2025
O vice-presidente do Infarmed, Carlos Lima Alves, participou na terça-feira, 30 de setembro, na mesa-redonda “Distribuição de proximidade nas doenças raras: presente ou futuro?”, integrada na BIOMEET 2025, o encontro anual do setor português de biotecnologia, que decorreu no Taguspark Conference Centre, em Oeiras.
Durante o debate, foram discutidos os desafios e oportunidades da dispensa em proximidade de medicamentos, melhorando o acesso à terapêutica, o papel das farmácias e hospitais, e o enquadramento regulatório necessário para garantir segurança e equidade.
"A implementação do regime de dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares para tratamento de doenças crónicas, incluindo doenças raras, constitui um enorme desafio pela complexidade de todos os processos tecnológicos, logísticos e organizacionais que exige. Contudo, o enorme esforço que nesta fase se torna necessário, é totalmente justificado pelos enormes ganhos que serão alcançados: acesso e adesão à terapêutica reforçados, redução das deslocações dos doentes (muitas vezes agravado pelas dificuldades inerentes à própria doença), ganhos de eficiência nas farmácias hospitalares e libertação de recursos humanos para outras atividades”, frisou Carlos Lima Alves.
“O Infarmed tem tido nos últimos seis anos um papel muito relevante na preparação de todo este processo, liderando e integrando grupos de trabalho, garantindo o enquadramento regulamentar necessário, e atualmente, fazendo parte da equipa de acompanhamento que tem vindo a coordenar todas as atividades de implementação do projeto”, acrescentou.
A sessão foi moderada por Filipe Assoreira (Purpose Pharma) e contou ainda com a participação de Patrícia Guimarães (Farmácia Gramacho), Pedro Soares (ULS São João), Paulo Gonçalves (RD-Portugal), Catarina Paulino (APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares) e Nadine Ribeiro (Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde).