INFARMED, I.P. e AIFA reforçam cooperação bilateral em reunião em Lisboa
INFARMED, I.P. e AIFA reforçam cooperação bilateral em reunião em Lisboa
25 set 2025
O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. recebeu na quarta-feira, em Lisboa, uma delegação da Agência Italiana de Medicamentos (AIFA) para uma reunião bilateral que reforçou os laços históricos e a colaboração estratégica entre as duas autoridades reguladoras. A comitiva italiana liderada por Robert Nisticò, Presidente da AIFA, integrou também Giovanni Pavesi, Diretor Administrativo e membro do Conselho de Administração, e Enrico Costa, Diretor de Assuntos Internacionais.
A reunião permitiu uma troca aprofundada de experiências sobre os processos de reorganização interna em curso nas duas autoridades e sobre desafios comuns, como a promoção do acesso equitativo e sustentável a tecnologias de saúde, a adequação dos sistemas de avaliação, a atração de profissionais qualificados e a adaptação ao novo Regulamento Europeu de Avaliação de Tecnologias de Saúde (UE 2021/2282).
A reunião contou também com a participação de Bruno Sepodes, perito português e Presidente do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que contribuiu para a discussão sobre o papel das autoridades nacionais na avaliação científica e regulamentar de medicamentos por procedimento centralizado na EMA.
Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, I.P., destacou que "há uma clara convergência com a AIFA, com valores, desafios e responsabilidades semelhantes no contexto europeu. A troca de informação e experiências com os nossos congéneres italianos permite identificar boas práticas e construir soluções conjuntas para melhorar a saúde dos cidadãos".
O encontro terminou com o compromisso de realização de uma nova reunião bilateral em 2026, em Roma, dando continuidade ao diálogo institucional e à colaboração científica e técnica entre as duas instituições. Para além de Rui Santos Ivo, a delegação portuguesa contou ainda com a presença de Carlos Lima Alves, Vice-Presidente do Infarmed, Mariane Cossito, Diretora da Avaliação de Tecnologias de Saúde (DATS), Cláudia Furtado, Diretora de Informação e Planeamento Estratégico (DIPE), Rui Vilar, Diretor de Unidade na Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM), Maria João Morais, Diretora do Gabinete de Relações Europeias e Internacionais (GRI), Tiago Rodrigues, Assessor Executivo do Presidente do Conselho Diretivo, e Sónia Caldeira, da DATS.