CHESSMEN Coordination and Harmonisation of the Existing Systems against Shortages of Medicines, European Network
CHESSMEN Coordination and Harmonisation of the Existing Systems against Shortages of Medicines, European Network
07 ago 2025
Quase três anos após o seu início, a Joint Action CHESSMEN apresentou vários relatórios técnicos sobre os motivos de ruturas, sobre Boas Práticas na gestão da disponibilidade de medicamentos e ruturas e sobre o conjunto mínimo de dados comuns para os sistemas de informação.
O relatório sobre os motivos de ruturas resultou de um inquérito realizado a nível europeu, tendo sido analisados os templates nacionais de recolha de informação sobre os motivos de rutura, concluindo-se por uma significativa variabilidade da informação. Quanto maior for o nível de detalhe da informação e a sua granularidade, maior é o rigor quanto à informação disponível sobre os reais motivos das ruturas. As causas mais frequentes de ruturas são problemas de fabrico, aumentos inesperados de procura, razões comerciais e problemas de distribuição.
O relatório sobre as boas práticas é também um resultado de um conjunto de inquéritos realizados às autoridades nacionais sobre procedimentos e atividades desenvolvidas na gestão e comunicação de ruturas de medicamentos.
O relatório sobre o conjunto mínimo de dados comuns para a notificação de ruturas, a nível nacional, encontra-se publicado aqui.
A publicação de novos relatórios encontra-se prevista até fevereiro de 2026. Todos os relatórios podem ser consultados na página eletrónica do projeto ou na página do projeto na rede Linkedin.
O projeto CHESSMEN visa fortalecer a coordenação e colaboração na identificação, gestão e prevenção de ruturas de medicamentos, otimizando os recursos disponíveis nos Estados membros e apoio às redes e iniciativas existentes, como o grupo de trabalho Medicines Shortages Single Point of Contact (SPOC) e a Heads of Medicines Agencies / European Medicines Agency Task Force on Availability of authorised medicines for human and veterinary use (HMA / EMA TF AAM).
Com início oficial a 16 de janeiro de 2023 e duração prevista de três anos, o projeto reúne 22 países beneficiários e cinco entidades afiliadas, sob orientação da Agenzia Italiana del Farmaco (AIFA). O projeto pretende reforçar a coordenação e harmonização entre as Autoridades Competentes, focando-se na:
• Identificação dos motivos de ruturas de medicamentos
• Identificação e promoção de boas práticas
• Proposta de um conjunto comum de dados para a notificação e gestão de ruturas de medicamentos
• Diminuição de ruturas de medicamentos através do recurso a estratégias preventivas
O projeto encontra-se organizado em 8 grupos de trabalho.
O INFARMED é responsável pela coordenação do Work Package 2 – Communication, Dissemination and Exploitation, visando a disseminação dos resultados e melhores práticas do projeto junto dos respetivos grupos alvo, nomeadamente os decisores políticos nacionais e principais intervenientes, tais como associações representativas da indústria, dos profissionais de saúde e de pessoas portadores de doença, distribuidores por grosso, farmácias, instituições de ensino e público em geral.
O INFARMED tem participado de forma ativa na divulgação e disseminação dos resultados do projeto, contando com várias ações desenvolvidas para discussão e dinamização do projeto, destacando-se os Workshop InSYNC para discussão das boas práticas desenvolvidas nacionalmente, preparação de uma visita de estudo ao INFARMED, a publicação CHESSMEN Radar para monitorização e divulgação do progresso das atividades e disponibilização de uma brochura informativa WRAP UP 2024.