Voltar

"Manhãs Informativas" assinala três anos de implementação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos

Acessibilidade

"Manhãs Informativas" assinala três anos de implementação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos

Imprimir

Acessibilidade

22 mai 2025

O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. promoveu, no dia 22 de maio, uma nova edição das “Manhãs Informativas”, desta vez dedicada ao tema “Ensaios Clínicos: Três anos de implementação do Regulamento Europeu”. A sessão decorreu em formato virtual e contou com a participação de especialistas da área, assinalando também o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, celebrado no dia 20 de maio.

A iniciativa teve como objetivo refletir sobre o impacto da implementação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos (Regulamento (UE) n.º 536/2014) em Portugal, três anos após a sua entrada em vigor, bem como dar a conhecer o envolvimento nacional no projeto COMBINE e as estratégias em curso para reforçar a participação dos doentes nos ensaios clínicos.

A sessão foi aberta por Rui Santos Ivo, presidente do Conselho Diretivo Infarmed, e por Helena Canhão, presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), que destacaram os avanços na harmonização dos procedimentos e o papel fundamental da ética na investigação.

Seguiu-se a intervenção de Joel Passarinho, diretor da Unidade de Investigação Clínica (UIC) do Infarmed, que fez um balanço da aplicação do regulamento em Portugal, sublinhando os principais desafios e conquistas neste período.

Francisca Menezes, da mesma unidade, apresentou o projeto COMBINE, que visa a avaliação coordenada de estudos combinados, integrando dispositivos médicos (MDR, na sigla em inglês), dispositivos de diagnóstico in vitro (IVDR, na sigla em inglês) e ensaios clínicos (CTR, na sigla em inglês).

O envolvimento dos doentes foi o tema da intervenção de Pedro Barata, vice-presidente da CEIC, que alavancou a importância da participação e valorização dos doentes enquanto parceiros ativos na investigação clínica.

A sessão terminou com um momento de perguntas e respostas, seguido do encerramento pelo vice-presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Carlos Alves, que reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal.

Painel das ¿Manhãs Informativas¿ que assinalou três anos de implementação do Regulamento Europeu de Ensaios Clínicos