Infarmed acolhe reunião anual do consórcio europeu Real4Reg
Infarmed acolhe reunião anual do consórcio europeu Real4Reg
22 mai 2025
O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. acolhe, nos dias 21 e 22 de maio de 2025, a reunião anual do consórcio europeu Real4Reg. O encontro decorre em formato híbrido e reuniu, em Lisboa, peritos internacionais, especialistas clínicos convidados e representantes das várias instituições parceiras do projeto.
O Real4Reg, coordenado pela agência reguladora alemã BfArM, conta ainda com a participação do Infarmed, da agência dinamarquesa DKMA e de outras entidades europeias, como instituições académicas e associações de doentes. O consórcio tem como objetivo potenciar o uso de dados do mundo real (real-world data) – como registos eletrónicos de saúde – na tomada de decisão regulamentar e de avaliação de tecnologias de saúde ao longo do ciclo de vida do medicamento.
Durante a reunião, estão a ser discutidos os avanços e os resultados preliminares do projeto, que analisa dados provenientes de quatro países: Alemanha, Dinamarca, Finlândia e Portugal. Para além da heterogeneidade dos dados, estão a ser desenvolvidas metodologias robustas que contribuam para decisões regulamentares mais informadas, através da aplicação de tecnologias inovadoras como inteligência artificial e machine learning.
O primeiro dia do encontro contou com a intervenção do Prof. Mads Nielsen, especialista em Inteligência Artificial, que abordou o tema da inferência causal com o apoio de algoritmos de inteligência artificial, bem como dos especialistas clínicos Prof. Dr. Mamede de Carvalho, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Dr. Ruben van Eijk, da University Medical Center Utrecht, e Dra. Liisa Pylkkänen, da Agência Finlandesa dos Medicamentos.
O encontro conta ainda com a participação do Conselho Consultivo (Advisory Board) do projeto e de peritos do MetReal Cluster, projetos financiados pelo Horizon Project no âmbito do mesmo tópico, promovendo um debate técnico sobre os desafios e oportunidades no uso de dados do mundo real.
A participação do Infarmed neste consórcio europeu insere-se numa estratégia ampla de reforço da capacitação científica, com vista à promoção da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos e produtos de saúde ao serviço dos cidadãos.