Voltar

Especialistas do Infarmed participam no MedTech Forum 2025 em Lisboa

Acessibilidade

Especialistas do Infarmed participam no MedTech Forum 2025 em Lisboa

Imprimir

Acessibilidade

16 mai 2025

O Infarmed esteve presente no MedTech Forum 2025, um dos maiores encontros europeus dedicados à indústria de tecnologias médicas, que decorreu entre os dias 13 e 15 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. Desde 2007, este fórum tem sido uma plataforma de referência para discutir inovação e sustentabilidade no setor da saúde.

A edição deste ano contou com a participação ativa de especialistas do Infarmed em vários painéis temáticos, evidenciando o compromisso da autoridade nacional com a modernização regulatória, a promoção da inovação tecnológica e a proteção da saúde pública.

O presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Rui Santos Ivo, integrou no dia 14 de maio o painel “From Evaluation to Action: The Future of MDR and IVDR”, focado na evolução da regulamentação europeia para dispositivos médicos e de diagnóstico in vitro. Na sua intervenção, destacou os avanços já alcançados e a importância de continuar a desenvolver um sistema regulatório sustentável, que assegure proporcionalidade, acesso e confiança dos cidadãos, bem como a necessidade de se reforçar a sua coordenação e a cooperação de todas as partes envolvidas. No dia anterior, 13 de maio, Rui Santos Ivo participou como orador principal na conferência orientada para a industria nacional “MedTech Portugal: Perspetivar o Futuro”, promovida no âmbito do MedTech Forum 2025. Na sua apresentação, caracterizou o mercado português dos dispositivos médicos e sublinhou os desafios da implementação do atual sistema regulatório, bem como as ações em curso e planeadas no âmbito da melhoria da eficiência e sustentabilidade do sistema. Foi ainda realçado o compromisso do Infarmed no processo, sendo disso prova a sua participação ativa nos grupos de trabalho e task-forces dedicadas, bem como as medidas de reorganização interna em curso.

A inteligência artificial (IA) foi tema central noutro painel, com a participação de Mariana Madureira, da Direção de Produtos de Saúde (DPS) do Infarmed. No debate “Safe AI, Smarter Care: Transforming European Healthcare Systems”, a especialista abordou os desafios da IA no setor dos dispositivos médicos e a necessidade de implementar o regulamento de IA para uma adoção ética e segura da mesma na saúde, reconhecendo todo o seu potencial para transformar os cuidados prestados aos cidadãos, por exemplo, através de diagnósticos precoces e melhores tratamentos.

Já Helena Monteiro, diretora da Unidade de Tecnologias Médicas e Digitais em Saúde (UTM) do Infarmed, integrou o painel "Fast-track health technology assessment for in vitro diagnostics”, no dia 15 de maio. Esta sessão centrou-se na evolução dos diagnósticos in vitro (DIVs, na sigla em inglês) e na necessidade de desenvolver os processos de avaliação de tecnologias de saúde no domínio dos diagnósticos in vitro.

A participação do Infarmed no MedTech Forum 2025 reforça a importância do diálogo entre autoridades reguladoras, indústria e academia na definição de políticas públicas de saúde mais eficazes e adaptadas à realidade tecnológica atual. Num setor em constante evolução, a colaboração internacional e a partilha de conhecimento assumem-se como pilares fundamentais para responder aos desafios emergentes e garantir que a inovação se traduz em benefícios reais para os doentes e para os sistemas de saúde.

Rui Santos Ivo na conferência MedTech Portugal: Perspetivar o Futuro (maio de 2025)
Rui Santos Ivo na cerimónia de abertura do MedTech Forum 2025 (maio de 2025)
Helena Monteiro e os colegas de painel durante a uma das sessões plenárias do MedTech Forum 2025 (maio de 2025)
Mariana Madureira e os colegas de painel de uma das sessões plenárias do MedTech Forum 2025 (maio 2025)
Rui Santos Ivo e os colegas de painel de uma das sessões plenárias do MedTech Forum 2025 (maio 2025)
Rui Santos Ivo e os colegas de painel de uma das sessões plenárias do MedTech Forum 2025 (maio 2025)