Voltar

Infarmed recebe Embaixador de Cuba no âmbito da cooperação bilateral na área do medicamento

Acessibilidade

Infarmed recebe Embaixador de Cuba no âmbito da cooperação bilateral na área do medicamento

Imprimir

Acessibilidade

17 mar 2025

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. recebeu esta segunda-feira, na sua sede em Lisboa, o Embaixador de Cuba em Portugal, José Ramón Saborido Loidi.

O encontro contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Rui Santos Ivo, e teve como objetivo o aprofundamento das relações entre os dois países na área do medicamento e produtos de saúde, nomeadamente no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Infarmed e o Centro de Controlo Estatal dos Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), a autoridade reguladora cubana.

O Memorando, firmado em maio de 2024, visa promover e desenvolver a cooperação regulamentar entre as duas entidades, reforçando a confiança mútua e fomentando a partilha de conhecimentos e experiências no domínio da regulação do medicamento e dos dispositivos médicos. Durante a reunião, foram debatidas formas de implementação das iniciativas previstas no acordo, oportunidades para o intercâmbio de boas práticas e a colaboração técnica em áreas de interesse comum e, ainda, o aprofundamento da cooperação entre a indústria farmacêutica nacional e a indústria farmacêutica cubana.

"Este encontro reforça o compromisso de cooperação entre Portugal e Cuba, promovendo a partilha de boas práticas regulatórias essenciais para a segurança e qualidade dos medicamentos e produtos de saúde num contexto de saúde global", afirma Rui Santos Ivo.

O diplomata cubano aproveitou a ocasião para dirigir ao Infarmed o convite para a participação na V Convenção Internacional de Saúde “Cuba Saúde 2025” que ocorre entre os dias 21 a 25 de abril, em Havana. Neste âmbito, o CECMED organiza o Simpósio "Incentivar a produção local através de regulação mais eficiente", uma iniciativa especificamente dirigida às autoridades reguladoras do medicamento e à indústria farmacêutica.

Embaixador de Cuba em Portugal, José Ramón Saborido Loidi, e Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, I.P., na sede da instituição, a 17 de março de 2025