Voltar

Já concorreu? Infarmed pretende reforçar equipa de peritos da Comissão de Avaliação de Medicamentos

Acessibilidade

Já concorreu? Infarmed pretende reforçar equipa de peritos da Comissão de Avaliação de Medicamentos

Imprimir

Acessibilidade

14 mar 2025

Conforme noticiado a 24 de fevereiro, o INFARMED, I.P. pretende integrar novos peritos na Comissão de Avaliação de Medicamentos (CAM)*, de acordo com as necessidades atuais e futuras.

A CAM é um órgão consultivo especializado ao qual compete emitir pareceres em matérias relacionadas com medicamentos, designadamente no domínio da avaliação da qualidade, eficácia e segurança, bem como sobre quaisquer outros assuntos de carácter técnico-científico.

O avaliador deverá possuir o seguinte perfil técnico:

  • Formação universitária nas áreas das ciências médicas ou farmacêuticas;
  • Conhecimentos e competências na área específica a que se candidata;
  • Ausência de interesses, financeiros ou outros, em qualquer entidade sujeita às atribuições do Infarmed, que sejam suscetíveis de afetar a sua imparcialidade e independência.


As candidaturas agora abertas privilegiarão as seguintes áreas de especialidade:

  • Áreas clínicas: Cardiologia, Dermato-Venereologia, Doenças Infecciosas, Endocrinologia, Farmacologia Clínica, Gastrenterologia, Genética Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Hematologia Clínica, Imunoalergologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurologia, Oncologia Médica, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia.
  • Bioestatística
  • Biodisponibilidade e bioequivalência
  • Ciências farmacêuticas
  • Estudos não clínicos (farmacologia ou toxicologia)
  • Qualidade do medicamento (químicos e biológicos)


Os interessados em colaborar como peritos da CAM que desenvolvam atividade nestas áreas, a nível nacional ou internacional, deverão preencher o formulário até ao dia 24 de março de 2025. As candidaturas serão sujeitas a um processo de seleção que pode incluir entrevista.

Com esta iniciativa, o Infarmed reafirma o seu compromisso em promover uma análise criteriosa e fundamentada na avaliação da qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos, reforçando o seu papel na avaliação de novos medicamentos no âmbito do sistema europeu de avaliação de medicamentos, nomeadamente o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês).

Para mais informações sobre a Comissão de Avaliação de Medicamentos, consulte, neste site, a página dedicada a esta Comissão.

*Deliberação n.º 420/2024, de 1 de abril

Especialistas de saúde trabalham junto a computador, com amostras de produtos biológicos