Voltar

Suspensão da comercialização de lote de cateter endovenoso (fabricante Polybond India PVT, Ltd)

Acessibilidade

Suspensão da comercialização de lote de cateter endovenoso (fabricante Polybond India PVT, Ltd)

Imprimir

Circular Informativa N.º 080/CD/550.20.001 de 02/08/2023

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

21 ago 2023

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida a cateteres endovenosos, cuja comercialização em Portugal foi notificada ao INFARMED, I.P., foi identificado que o lote A2010295 do dispositivo médico cateter endovenoso com aletas sem sistema de segurança e com porta de injeção, referência 1002.26, do fabricante Polybond India PVT, Ltd., e mandatário CMC Medical Devices & Drugs S.L, não cumpre com as especificações relativas ao ‘ensaio do aspeto’, que está descrito nos pontos “4.4 Superfície” e “4.12 extremidade distal” da norma NP EN ISO 10555-1:2015, designadamente por se ter verificado que a extremidade distal do produto testado laboratorialmente se apresentava irregular, podendo assim causar traumas nos vasos durante a sua utilização. Também a superfície externa do comprimento efetivo do cateter apresentou irregularidades.

Segundo informação disponibilizada ao Infarmed pelo distribuidor deste dispositivo, à data ainda não foi efetuada nenhuma disponibilização do referido dispositivo médico no mercado nacional, estando todas as unidades adquiridas segregadas em stock.

No entanto, atendendo à livre circulação de produtos com marcação CE no espaço da União, e à eventual possibilidade de aquisição de produtos através que outros canais (por exemplo através de plataformas online), por razões de precaução e zelo pela saúde pública, o Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização do lote A2010295 do dispositivo médico cateter endovenoso com aletas sem sistema de segurança e com porta de injeção, referência 1002.26, do fabricante Polybond India PVT, Ltd. e mandatário CMC Medical Devices & Drugs S.L..

Assim, alguma entidade que eventualmente tenha adquirido o dispositivo médico supra identificado e disponha de unidades do lote afetado, não deve utilizá-las.

 

A Vogal do Conselho Diretivo

Erica Viegas