Subscrever Notícias

Acessibilidade

Informação sobre testes rápidos de antigénio para SARS-CoV-2 registados no INFARMED I.P.

Imprimir

Acessibilidade

20 dez 2021

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa N.º 143/CD/100.20.200 de 20/12/2021

Na sequência das várias questões que têm sido colocadas por utilizadores, profissionais de saúde, diversas entidades e operadores económicos, informa-se:

No site do Infarmed, na área Testes COVID-19, encontram-se disponíveis as listas dos testes rápidos de antigénio (TRAg) registados, tanto de uso profissional como destinados ao autodiagnóstico pela deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal. Estas listas são alvo de atualização periódica.

No caso da lista de TRAg de uso profissional, é ainda cedida informação quanto à identificação dos testes cujo resultado permite a emissão do certificado digital COVID da União Europeia (certificado de teste).

Para informação sobre todos os dispositivos médicos de diagnóstico in vitro já registados, e respetivos distribuidores nacionais, recomendamos a consulta do infoDM, disponível na área Serviços Online no site do Infarmed, sendo possível a pesquisa por referência de produto e nome de fabricante.

Neste contexto, importa ainda salientar que, para os dispositivos médicos que ostentem marcação CE, não existe uma aprovação ou autorização por parte da Autoridade Competente, sendo estabelecidas, no artigo 5.º do Decreto-Lei nº 189/2000, de 12 de agosto na sua atual redação, as condições para a colocação no mercado e entrada em serviço dos dispositivos médicos de diagnóstico in vitro.
 

O Presidente do Conselho Diretivo
Rui Santos Ivo

Alertas_Noticias_autotestesCOVID-19