Nota de pesar
02 dez 2025
Morreu António Barros Veloso, médico, especialista em Medicina Interna, que fez a sua carreira nos Hospitais Civis de Lisboa, onde desempenhou as funções de Diretor de Serviço.
Uma vida inteira dedicada à Medicina, afável, empático, confiável, e com um carácter e uma personalidade únicos.
Sócio fundador da Federação Europeia de Medicina Interna, foi Presidente da Sociedade Médica dos Hospitais Civis de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Foi o primeiro Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica, entre 2005 e 2011. A sua liderança foi fundamental para a consolidação da CEIC e desenvolver a colaboração com o INFARMED na implementação efetiva do quadro legal, regulamentar e técnico aplicável aos ensaios clínicos. Deu um contributo indelével para a defesa do interesse público, ao garantir a proteção dos direitos, da segurança e do bem-estar dos participantes nos ensaios, e para o desenvolvimento da investigação clínica.
O INFARMED, onde os seus diversos Serviços e Comissões por ele nutriam enorme consideração e estima, lamenta o seu desaparecimento, que considera uma enormíssima perda não só para a Instituição, mas sobretudo para o País.
Devemos-lhe muito.
À sua família, o INFARMED endereça os seus mais sentidos pêsames.
O Conselho Diretivo do INFARMED
Rui Santos Ivo, Carlos Lima Alves, Erica Viegas,
2 de dezembro de 2025