Subscrever Notícias

Acessibilidade

Indisponibilidade do medicamento contendo Sulfametoxazol + Trimetoprim (solução injetável, 400 mg/5 ml + 80 mg/5 ml)

Imprimir

Acessibilidade

17 ago 2022

Circular informativa n.º 098/CD/100.20.200 de 17/08/2022

Na sequência da rutura do medicamento contendo Sulfametoxazol + Trimetoprim, solução injetável, 400 mg/5 ml + 80 mg/5 ml, e por forma a racionalizar as embalagens existentes, recomenda-se que este medicamento apenas seja utilizado nos casos em que não seja possível a sua substituição pela via oral ou por outros antibióticos.

Prevê-se que esta rutura se mantenha até abril de 2023, encontrando-se a empresa a desenvolver esforços no sentido de antecipar esta data de reposição.

A empresa responsável pela comercialização deste medicamento – Teva Pharma - Produtos Farmacêuticos, Lda. – está a realizar uma distribuição controlada das embalagens disponíveis, privilegiando o fornecimento hospitalar nas situações críticas.

Para garantir o acesso do medicamento aos doentes que não disponham de alternativas, é essencial que as entidades façam também uma gestão criteriosa dos stocks disponíveis.

O Infarmed encontra-se a averiguar, junto de outras empresas, o eventual interesse na comercialização deste medicamento, com o intuito de mitigar a situação de rutura.

O Presidente do Conselho Diretivo

Alertas_Notícias