Acessibilidade

Presidente do Infarmed eleito Presidente da Heads of Agencies Group (HAG)

Imprimir

Acessibilidade

08 out 2021

A 29 de setembro de 2021, os líderes de 19 Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde associaram-se e inauguraram uma nova rede colaborativa focada na avaliação de tecnologias de saúde (ATS), de forma a permitir uma partilha e discussão de alto nível.

O Heads of Agencies Group elegeu o Professor Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, I.P., como seu Presidente, sendo coadjuvado pela Professora Dominique Le Guludec (HAS, França) e o Dr. Trygve Ottersen (NIPH, Noruega) como Vice-Presidentes.

O trabalho deste grupo baseia-se num Memorando de Entendimento conjunto e será apoiado por um secretariado assegurado pelo Instituto de Saúde dos Países Baixos (ZIN, Países Baixos), sob a coordenação  de Marcus Guardian.

No período de vigência desta rede, o Heads of Agencies Group (HAG) irá focar-se em:

  • Apoiar o desenvolvimento da base para trabalho conjunto em todas as atividades de ATS na União Europeia (UE) no âmbito do modelo de cooperação antecipado pelo Regulamento sobre ATS;
  • Apoiar a preparação das instituições e sistemas nacionais para a adoção do Regulamento sobre ATS;
  • Apoiar o trabalho conjunto feito a nível técnico e científico pelas agências de ATS na Europa;
  • Aconselhar decisores políticos e instituições nacionais e europeias relevantes em matérias relativas a ATS, particularmente a cooperação neste processo.


As agências que até agora se juntaram ao grupo incluem a AEMPS (Espanha), AIFA (Itália), AGENAS (Itália), AIHTA (Áustria), INFARMED, I.P. (Portugal), KCE (Bélgica), NIPH (Noruega), G-BA (Alemanha), HAS (França), HIQA (Irlanda), IQWIG (Alemanha), FIMEA (Finlândia), NCPE (Irlanda), REDETS (Espanha), RER (Itália), RIZIV-INAMI (Bélgica), NOMA (Noruega), TLV (Suécia) e ZIN (Países Baixos).

Foto do Presidente do INFARMED, I.P.