Acessibilidade

Ventiladores e dispositivos de pressão positiva nas vias aéreas (PAP) da Philips: ação corretiva de segurança (atualização)

Imprimir

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 set 2021

O INFARMED, I.P. foi notificado com um Aviso de Segurança da Philips e respetiva intenção de substituir/reparar alguns modelos de ventiladores e dispositivos de pressão positiva nas vias aéreas (PAP) na sequência da identificação de um problema de segurança relacionado com a espuma utilizada nestes dispositivos médicos, para efeitos de atenuação do som, conforme divulgado através da Circular Informativa Conjunta INFARMED/DGS n.º 010/CD/ 550.20.001 de 22/07/2021.

A Circular acima foi divulgada para os médicos, além da carta da Philips (Anexo I) difundida através das Sociedades Clínicas da Especialidade.

Também os doentes serão informados individualmente através da carta da Philips (Anexo II) relativamente a este assunto.

A Philips irá proceder à reparação/substituição destes equipamentos a nível mundial tendo já iniciado o seu programa a nível europeu. Em Portugal, está previsto o seu início no próximo dia 15 de outubro.

O INFARMED, I.P. e a Direção-Geral da Saúde, bem como outras entidades no Ministério da Saúde, nomeadamente a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. encontram-se a acompanhar esta ação a nível nacional, designadamente no que respeita ao planeamento da implementação desta ação pela Philips em Portugal.

O INFARMED, I.P.  encontra-se, ainda, a acompanhar esta ação a nível europeu junto das demais autoridades competentes dos dispositivos médicos.

 

A Diretora-Geral da Saúde
O Presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, I.P.