Acessibilidade

Novo serviço de alertas de tecnologias de saúde

Imprimir

Acessibilidade

27 jul 2021

Desenvolvido no âmbito da medida SIMPLEX Comunica + (medida conjunta Infarmed/ACSS), foi hoje lançado um novo serviço de alertas de tecnologias de saúde (SATS) destinado à disponibilização de informação sobre segurança, qualidade e disponibilidade dos medicamentos.

A informação do SATS é disponibilizada através do sistema de Cedência de Informação de Tecnologias de Saúde (CITS) às entidades com protocolo de cedência de informação com o Infarmed para que esta possa ser integrada nos vários sistemas eletrónicos de prescrição e dispensa. Adicionalmente também estará disponível no Infomed e, no futuro, nas aplicações do SNS.

Através do ficheiro CITS, o SATS integra, nos sistemas eletrónicos de prescrição e dispensa, informação sobre alertas de qualidade, segurança e ruturas, para que o profissional de saúde seja atempadamente avisado sem que seja necessária a pesquisa ativa de informação.

Este serviço de alertas pretende contribuir para a melhoria da prescrição, dispensa e utilização de medicamentos, através da disponibilização de informação, via tecnologia digital, dirigida a profissionais de saúde e cidadãos sobre segurança (ex: reações adversas), e/ou qualidade (ex: necessidade de recolha), e/ou ruturas de medicamentos.

Pretende-se, desta forma, centralizando esta informação num único local, que ela chegue mais rapidamente aos profissionais de saúde e cidadãos contribuindo para a utilização mais segura do medicamento, para a diminuição do risco de prescrição de medicamentos que tenham restrições de utilização graves, para a diminuição da probabilidade de utilização de medicamentos que tenham sido recolhidos por problemas de qualidade e para o conhecimento das situações de indisponibilidade do medicamento bem como das medidas a tomar.

Consulte a infografia sobre o novo serviço de alertas de tecnologias de saúde (SATS).

Comunica + SATS