Acessibilidade

Infarmed lança infografias alertando para a importância da notificação de reações adversas em doentes com COVID-19

Imprimir

Acessibilidade

04 mai 2020

O Infarmed, no seguimento de uma ação de informação promovida pela Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla inglesa) à qual se associa, produziu duas infografias – uma dirigida aos cidadãos e outra aos profissionais de saúde – com o objetivo de alertar os doentes com doença COVID-19 (confirmada ou suspeita) e os profissionais que os acompanham, para a importância de notificar qualquer suspeita de reação adversa a medicamentos (RAM), estejam eles a ser ministrados no âmbito da COVID-19 ou sejam de toma habitual.

Conforme se pode ler na Circular Informativa “Notificação de suspeita de reações adversas a medicamentos em doentes com COVID-19”, de 28 de abril,  “o conhecimento sobre o novo vírus ainda está incompleto, desconhecendo-se possíveis interações medicamentosas que possam estar a ocorrer com a terapêutica destes doentes. Através da notificação de qualquer suspeita de RAM relacionadas com os medicamentos usados no contexto da COVID-19, doentes e profissionais de saúde podem ajudar a reunir evidências valiosas para a tomada de decisões informadas sobre a utilização segura e eficaz dos medicamentos à medida que a pandemia evolui.”

Ambas as infografias estão disponíveis na área Infarmed» Documentação e informação» Informação temática e podem ser acedidas via área COVID-19. A infografia dirigida aos cidadãos está igualmente disponível na sua área dedicada – Cidadãos -, na página “Informação temática”, enquanto que a infografia dirigida aos profissionais de saúde pode também ser consultada através de link na área “Profissionais de saúde”, na página “Utilidades”.

 

Imagem de destaque infografia notificação de reações adversas COVID-19