Acessibilidade

Infarmed: 30 anos a proteger a sua saúde

Imprimir

Em 2023 cumprem-se 30 anos desde a criação do INFARMED, I.P. Neste momento de celebração, olhamos para este marco histórico em várias perspetivas.

Em primeiro lugar, a responsabilidade de dar seguimento ao trabalho desenvolvido na área da regulação do medicamento e dos produtos de saúde pelas entidades que antecederam o Infarmed. Foi um testemunho que nos foi passado em 1993 e que a organização assumiu como sua missão, reconhecendo sempre a importância do trabalho e conhecimento desenvolvido antes dessa data.

Em segundo lugar, o orgulho do trabalho feito ao longo dos 30 anos no Infarmed para construir a organização, estruturar os seus processos, dotá-la dos recursos necessários e identificar o rumo estratégico adequado em cada momento aos contextos nacional, europeu e internacional. Foi um percurso onde recordamos muitas conquistas, mas onde não esquecemos os vários desafios mais difíceis que se colocaram à organização e cujas lições retiradas fazemos por não esquecer. Foi um percurso que o Infarmed nunca poderia ter feito sozinho e que só foi possível graças a uma orientação permanente para o diálogo com a Tutela, com os agentes do setor e com as entidades internacionais. Foi um percurso que, acima de tudo, é obra de todos aqueles que trabalharam neste instituto ao longo dos 30 anos e que o tornaram numa referência no âmbito da regulação do setor do medicamento e produtos de saúde.

Por fim, a determinação de carregar o testemunho que nos é passado nestes 30 anos e de continuar a trabalhar todos os dias para desenhar o futuro da regulação do setor e para encontrar as soluções que permitam construí-lo, enfrentando os desafios conhecidos e preparando o Infarmed para os desafios inesperados. Trabalhamos há 30 anos para proteger a saúde pública, sabendo que a nossa responsabilidade primeira é para com os cidadãos e essa continuará a ser a matriz do nosso futuro.

Ao longo do ano de 2023, o Infarmed desenvolverá um conjunto de iniciativas no âmbito da celebração dos 30 anos onde procuraremos olhar para o passado, questionar o presente e discutir os rumos para o futuro. Contamos com todos os que têm feito parte do nosso caminho para celebrarem connosco.

O Conselho Diretivo
Rui Santos Ivo
Carlos Lima Alves
Erica Viegas