Comunicado de Imprensa | JA Stockpile
09 set 2025
Nova ação conjunta da UE visa melhorar as reservas estratégicas abrangentes e sustentáveis de contramedidas médicas utilizadas em situações de crise.
A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à União Europeia (UE), expondo carências no fornecimento de material médico, fragilidades na gestão de crises e uma falta de respostas coordenadas entre os Estados-membros da UE. As diferenças nas medidas de testagem, vacinação e controlo fronteiriço evidenciaram abordagens fragmentadas, enquanto os atrasos, a desinformação e a fragilidade dos sistemas de saúde agravaram ainda mais o impacto da pandemia. Também a guerra na Ucrânia, os riscos nucleares e as condições extremas provocadas pelas alterações climáticas, reforçam ainda mais a necessidade de estratégias europeias mais sólidas em matéria de segurança e saúde.
Como resposta, foi lançada uma nova Ação Conjunta da UE sobre Reservas Estratégicas Abrangentes e Sustentáveis de Contramedidas Médicas em Situações de Crise (JA Stockpile), que visa contribuir para uma melhor preparação em caso de ameaças transfronteiriças graves à saúde. O objetivo é ajudar os países a manter reservas mais sustentáveis de contramedidas médicas (MCMs), permitindo uma distribuição mais rápida, melhor utilização e dispensa dessas medidas, maior cooperação entre Estados-membros, melhor fundamentação para futuras propostas de constituição de reservas e, nesse sentido, o reforço da independência europeia em situações de crise.
Saiba mais no Comunicado em anexo.