Acessibilidade

Medicamentos à base de plantas

Imprimir

O que são medicamentos à base de plantas?

São medicamentos que têm como substâncias ativas, exclusivamente, substâncias derivadas de plantas, preparações à base de plantas ou uma associação das duas anteriores.

Existem dois tipos diferentes de medicamentos à base de plantas:

  1. Aqueles que, como qualquer outro, têm de cumprir todas as exigências relativas à demonstração da sua qualidade, segurança e eficácia;
  2. Aqueles considerados medicamentos tradicionais à base de plantas que também têm de demonstrar o cumprimento das exigências relativas à qualidade e segurança mas cujas indicações terapêuticas são baseadas na longa tradição de utilização. Estes só se distinguem dos outros medicamentos porque o rótulo e o folheto informativo devem conter uma menção que refira que o produto é um medicamento tradicional à base de plantas para utilização na indicação especificada, baseado exclusivamente numa utilização de longa duração.

Apesar de as plantas medicinais serem utilizadas há muito tempo, os medicamentos preparados a partir destas plantas não são diferentes dos outros medicamentos na exigência de qualidade, segurança e eficácia.


O que são substâncias derivadas de plantas?
Podem ser as plantas inteiras, cortadas ou em fragmentos, ou ainda partes de plantas, que se denominam de acordo com a parte da planta e com o nome científico da planta (em latim)

O que são preparações à base de plantas?
São o resultado da manipulação das substâncias derivadas de plantas por processos como a extração, a fermentação, entre outras. Pode-se obter preparações em pó, em tinturas, em extratos ou em óleos essenciais.

Qual a diferença entre medicamentos à base de plantas e medicamentos homeopáticos?
Os medicamentos homeopáticos são diferentes dos medicamentos à base de plantas, ainda que as mesmas plantas medicinais possam ser utilizadas na composição de medicamentos homeopáticos ou medicamentos à base de plantas.

Quem garante a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos à base de plantas?
O Infarmed é a entidade responsável por avaliar e autorizar os pedidos de registo de medicamentos à base de plantas, de acordo com a lei.


Para mais informação, consulte Medicamentos à Base de Plantas.