Subscrever Notícias

Acessibilidade

Infarmed e congénere norueguesa aprofundam cooperação estratégica

Imprimir

Acessibilidade

02 fev 2026

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. recebeu esta segunda-feira uma delegação da Norwegian Medical Products Agency (NOMA) para uma reunião bilateral dedicada ao reforço da colaboração institucional entre as duas autoridades reguladoras.

Trygve Ottersen, Diretor-Geral da NOMA, acompanhado por Katrine Heier-Learey, Assessora Sénior para os Assuntos Internacionais, reúnem-se na sede do INFARMED, I.P., em Lisboa, participando ainda por videoconferência vários outros responsáveis por áreas estratégicas da autoridade norueguesa, designadamente Economia da Saúde e Análise, Cadeia de Abastecimento de Medicamentos e Dispositivos Médicos e de Preparação em Emergências e Análise.

A delegação do Infarmed é liderada pelo Presidente, Rui Santos Ivo, integrando a vice-presidente Raquel Ascenção e o vogal Eduardo Costa, e inclui a participação de diretores e quadros das áreas estratégicas de avaliação de tecnologias de saúde (ATS), políticas do medicamento, dispositivos médicos, cadeias de abastecimento e reservas estratégicas, bem da área de assuntos europeus e internacionais e de assessoria ao Conselho Diretivo.

O encontro permitiu uma troca aprofundada de experiências sobre os desafios nacionais dos sistemas de saúde português e norueguês, bem como os processos de reorganização interna em curso em ambas as agências. As equipas discutiram ainda a evolução dos modelos de avaliação de tecnologias de saúde, incluindo metodologias e abordagens fast-track, e as perspetivas de convergência metodológica entre autoridades reguladoras e organismos de ATS, assim como mecanismos de monitorização de dispositivos médicos. A agenda integrou também uma sessão dedicada à segurança do abastecimento e preparação para emergências, com apresentação dos enquadramentos legais e operacionais de Portugal e da Noruega, e partilha de experiências sobre reservas estratégicas e gestão de crises no setor do medicamento, bem como em temas de atualidade e da agenda europeia.

Rui Santos Ivo, Presidente do Infarmed, sublinhou que "as fortes similaridades entre as competências, a organização e o funcionamento do Infarmed e da NOMA tornam a partilha de conhecimento particularmente positiva e produtiva. Os temas discutidos representam prioridades estratégicas para ambos os países e para ambas as agências, que mantêm uma relação de grande proximidade e confiança. Esta cooperação é essencial para reforçar respostas regulatórias e de avaliação num contexto internacional cada vez mais exigente, permitindo-nos avançar de forma alinhada e eficaz na proteção da saúde pública".

Infarmed e congénere norueguesa aprofundam cooperação estratégica