Projeto internacional "RePo-SUDOE" para reposicionamento de medicamentos
28 ago 2025
O INFARMED, I.P. recebeu, no dia 20 de agosto, os responsáveis do projeto internacional “Drug Repurposing for Effective and Accelerated Drug Development in the SUDOE Space” (RePo-SUDOE, na sigla em inglês), que junta instituições de Portugal, Espanha e França para explorar novas utilizações para medicamentos que já existem no mercado.
O reposicionamento de medicamentos, ou “drug repurposing” em inglês, visa avaliar se medicamentos já aprovados e seguros podem ser utilizados no tratamento de outras doenças, em vez de iniciar do zero o desenvolvimento de novos fármacos — um processo longo e dispendioso.
Na reunião participaram Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, I.P., Carlos Alves, Vice-Presidente, e Marta Marcelino, Diretora da Direção de Avaliação de Medicamentos, bem como João José Joaquim, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, e Hugo Filipe, do Instituto Politécnico da Guarda, em representação do Projeto RePo-SUDOE.
O reposicionamento de medicamentos é uma questão importante para as Agências de Medicamentos da União Europeia, como decorre do relatório conjunto da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e do grupo de Chefes das (HMA, na sigla em inglês) aqui disponível e da Estratégia da Rede Europeia de Agências de Medicamentos para 2028 (EMANS 2028).
O consórcio do projeto é liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda e integra a Universidade da Corunha, a Universidade de Santiago de Compostela, a empresa MD.USE Innovations, o Centre National de la Recherche Scientifique, a Sociedade Portuguesa de Saúde Pública (SPSP) e a Asociación Cluster Saúde de Galicia.
Na reunião discutiram-se futuras interações com o regulador nacional, incluindo a identificação de formas de aconselhamento científico e regulamentar, bem como possíveis colaborações institucionais em áreas de interesse mútuo, como formação, literacia em saúde e divulgação de iniciativas de investigação junto de pessoas com doença.
O INFARMED, I.P. continuará a apoiar e a impulsionar estas iniciativas, de forma a promover a melhoria contínua da disponibilização de terapêuticas às cidadãs e cidadão que delas necessitem.


