Acessibilidade

Infarmed participa em 'workshop' internacional sobre ensaios clínicos países africanos lusófonos

Imprimir

Acessibilidade

09 jul 2025

Tiago Machado, avaliador clínico da Unidade de Avaliação Científica da Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM-UAC) do Infarmed, participou como formador no workshop de Avaliação e Supervisão de Ensaios Clínicos para Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que decorreu entre os dias 9 e 13 de junho de 2025, em Maputo, Moçambique.

A iniciativa foi promovida pelo Escritório Regional para a África da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo African Vaccine Regulatory Forum (AVAREF, na sigla em inglês), em colaboração com diversos parceiros.

O workshop reuniu 19 avaliadores de seis países africanos de língua oficial portuguesa, com o objetivo de reforçar as competências técnicas dos reguladores nacionais na avaliação e supervisão de ensaios clínicos. Durante cinco dias, os especialistas envolvidos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos através de sessões teóricas, discussões técnicas e exercícios práticos centrados na avaliação e supervisão de ensaios clínicos.

A participação do Infarmed nesta iniciativa reflete o compromisso da autoridade nacional do medicamento com a cooperação internacional na área da regulação e com a harmonização de práticas, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas reguladores robustos e eficazes.

O AVAREF é uma rede de autoridades reguladoras nacionais e comités de ética de países africanos que tem como pilares a harmonização e a confiança mútua para o reforço de capacidades. Este fórum trabalha para garantir a colaboração entre os principais intervenientes no continente — incluindo doadores, profissionais de saúde e blocos económicos regionais — promovendo análises conjuntas e a partilha de trabalho e conhecimentos.

Tiago Machado, do Infarmed, participou como formador no workshop de Avaliação e Supervisão de Ensaios Clínicos para os PALOP