Infarmed organiza webinar sobre vigilância e recolha de dados no combate à resistência antimicrobiana
28 out 2025
O Infarmed, através da Direção de Informação e Planeamento Estratégico (DIPE), organizou no dia 15 de outubro no âmbito da rede RAGNA - Rede Global de Agências Reguladoras contra a Resistência aos Antimicrobianos o webinar "Deep Dive on Surveillance and Data Collection", dedicado à resistência antimicrobiana (RAM) e ao uso responsável de antimicrobianos. A RAGNA é uma coligação internacional que reúne agências dos setores humano e veterinário e que visa partilhar boas práticas, promover atividades e unir esforços no combate à RAM.
O evento reuniu representantes de várias organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), e a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) – bem como especialistas nacionais, para debater os desafios e progressos na vigilância, recolha e harmonização de dados sobre o consumo e resistência a antimicrobianos.
Foram apresentados os principais avanços no âmbito do Global Antimicrobial Resistance and Use Surveillance System (GLASS, na sigla em inglês) da OMS, mas também do sistema europeu de vigilância do ECDC – designado European Surveillance of Antimicrobial Consumption Network (ESAC-Net, na sigla em inglês) – e da base de dados global ANIMUSE da WOAH, que monitoriza o uso de antimicrobianos em animais.
A sessão reforçou a importância de dados de qualidade e metodologias adequadas para apoiar políticas eficazes e intervenções no contexto One Health, visando reduzir o uso inadequado de antibióticos e preservar a sua eficácia para as gerações futuras.
"A partilha de dados robustos e harmonizados é fundamental para compreender a evolução da resistência antimicrobiana e orientar decisões estratégicas a nível global. O Infarmed mantém o seu compromisso em promover a cooperação e o conhecimento científico nesta área crítica para a saúde pública", sublinhou Carlos Lima Alves, vice-presidente do Infarmed.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Infarmed e da rede RAGNA em desenvolver a cooperação internacional, fortalecer a vigilância global e promover ações visando preservar a eficácia dos antimicrobianos hoje e para as gerações futuras.