EDQM publica orientações europeias sobre suplementos alimentares à base de plantas com coordenação portuguesa
11 dez 2025
A Direção Europeia da Qualidade do Medicamento e Cuidados de Saúde (EDQM, na sigla em inglês) publicou dois documentos, um guia e um folheto, dedicados à utilização segura de suplementos alimentares à base de plantas, dirigidos aos profissionais de saúde e aos consumidores, respetivamente. As versões eletrónicas destes documentos podem ser descarregadas no FreePub, a plataforma de acesso livre da EDQM.
- Herbal food supplements – Guide for healthcare professionals (“Suplementos Alimentares à Base de Plantas - Guia para Profissionais de Saúde”, em tradução livre para língua portuguesa;
- Herbal food supplements – Leaflet for consumers – Understanding herbal food supplements (“Suplementos Alimentares à Base de Plantas - Folheto para Consumidores – Perceber os suplementos alimentares à base de plantas”, em tradução livre para língua portuguesa);
Os documentos foram desenvolvidos no âmbito da atividade do Committee of Experts on Quality and Safety Standards in Pharmaceutical Practices and Pharmaceutical Care (CD-P-PH/PC), por um grupo de trabalho coordenado por Portugal, através da participação de Eva Mendes, perita da Direção de Avaliação de Medicamentos (DAM) do Infarmed.
Segundo uma nota publicada pela EDQM, os suplementos alimentares à base de plantas, descritos como “fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias destinadas a apoiar, reforçar ou otimizar o funcionamento saudável do corpo humano”, estão cada vez mais disponíveis para os consumidores, e o seu consumo tem suscitado preocupações quanto à sua utilização segura e adequada, qualidade, potenciais interações e alegações enganosas.
Ferramentas para profissionais de saúde e cidadãos
Os dois documentos agora publicados fornecem informações e orientações práticas e harmonizadas, com vista a promover a utilização segura e adequada dos suplementos alimentares à base de plantas, minimizar os riscos potenciais associados a estes produtos e reforçar o papel dos profissionais de saúde no aconselhamento e educação dos consumidores sobre a sua utilização.
“A publicação destes materiais representa um avanço significativo no compromisso europeu com a utilização segura de suplementos alimentares à base de plantas, disponibilizando ferramentas práticas tanto para profissionais como para cidadãos. Ao habilitar os profissionais de saúde e os consumidores de informações fidedignas e de fácil compreensão, esta iniciativa irá contribuir para um uso mais seguro e adequado dos suplementos alimentares à base de plantas, melhorando os cuidados de saúde na Europa e minimizando os potenciais riscos associados ao seu consumo”, considera Eva Mendes.
O guia para profissionais de saúde fornece uma abordagem estruturada para aconselhar os consumidores sobre a utilização adequada destes produtos, identificando riscos potenciais e apresentando recomendações práticas para reduzir interações ou usos indevidos.
O folheto dirigido a consumidores disponibiliza informação clara e acessível sobre este tipo de suplementos, reforçando a importância de seguir a rotulagem, procurar aconselhamento qualificado e adquirir produtos em fontes seguras.
Imagem cedida pela EDQM