JAMRAI II: Ilustração portuguesa, de Hugo van der Ding, apela à proteção dos antibióticos
02 dez 2025
No âmbito da iniciativa EU-JAMRAI II, da qual o Infarmed é entidade afiliada, é publicada hoje a ilustração portuguesa, da autoria de Hugo van der Ding, sob o tema “Os antibióticos são preciosos, vamos protegê-los!”
Nesta ilustração, o antibiótico é tratado como uma obra-prima em exposição num museu, tal como a Mona Lisa no Louvre. Multidões reúnem-se para admirá-lo, maravilhadas com a sua beleza intemporal, o seu valor inestimável e os cuidados que requer. Assim como valorizamos as grandes obras de arte para o futuro, também devemos proteger estes medicamentos que salvam vidas. Os cientistas, tal como os grandes artistas, são os criadores destes tesouros, e é nossa responsabilidade proteger o seu trabalho, para que o seu valor perdure para as gerações vindouras.
Antibióticos e outros antimicrobianos são essenciais para proteger nossa saúde. No entanto, em muitos casos, são usados de forma incorreta ou excessiva em pessoas, animais e plantas, criando condições ideais para o surgimento de superbactérias. Usando-os só quando necessário e sempre com orientação profissional, podemos desacelerar o surgimento e a propagação de bactérias resistentes, protegendo a saúde de humanos, animais, plantas e do meio ambiente.
Em Portugal, este importante projeto de combate à resistência antimicrobiana nos âmbitos da saúde humana, animal e ambiental, através de uma abordagem integrada “One Health”, é coordenado pela Direção-Geral da Saúde, tendo como entidades afiliadas, para além do Infarmed, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, IP).
Descubra a história completa de #SketchingAntimicrobialResistance no site da JAMRAI II e acompanhe as redes sociais do Infarmed onde esta campanha, composta por 30 ilustrações oriundas de 30 países distintos, vem sendo partilhada.