Rede europeia de laboratórios oficiais

Imprimir

Enquanto laboratório de referência nacional para o controlo laboratorial de produtos cosméticos, o laboratório do Infarmed é membro da rede europeia de Laboratórios Oficiais de Controlo de Cosméticos (OCCL - Official Cosmetics Control Laboratories), coordenada pela European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM) do Conselho da Europa.

A rede OCCL promove a partilha de conhecimento, resultados e informação, permitindo a otimização de recursos e a harmonização de metodologias entre as várias autoridades competentes.

No âmbito das suas competências, a rede OCCL:

  • Organiza Estudos de Supervisão do Mercado (COS MSS) em produtos cosméticos, sendo os produtos colhidos pelas autoridades nacionais e testada a sua conformidade com os regulamentos europeus em áreas como: vestígios de metais pesados em cosmética decorativa, produtos cosméticos destinados a crianças e produtos de branqueamento dentário;
  • Desenvolve métodos de análise laboratorial que disponibiliza em inglês no seu site e que podem ser acedidos on-line através da Freepub page. Os métodos já publicados são:

- Determinação de peróxido de hidrogénio em produtos cosméticos;

- Determinação de formaldeído livre em produtos cosméticos.

  • Promove a harmonização de métodos de ensaio in vitro para a determinação do factor de protecção solar (FPS) em produtos cosméticos nomeadamente protetores solares. Neste âmbito foram organizados três seminários para discussão desta temática em diferentes laboratórios oficiais da rede: França, Alemanha e Portugal.
  • Disponibiliza um programa de anual de Ensaios Interlaboratoriais (COS PTS) em produtos cosméticos como parte do programa de gestão da qualidade dos laboratórios, de forma a assegurar um nível apropriado de desempenho dos diferentes OCCL.