Subscrever Alertas

Acessibilidade

Furto de videolaringoscópios McGRATHTM MAC não conformes | Fabricante Covidien llc e mandatário Medtronic BV

Imprimir

Circular Informativa N.º 002/CD/550.20.001 de 05/01/2024

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

08 jan 2024

A entidade Medtronic, na sequência de um furto de Videolaringoscópios McGRATH™ MAC não conformes, com a referência 301-000-000, do fabricante Covidien llc, com o mandatário Medtronic B.V., alertou para a possível distribuição ilegal destes dispositivos, nomeadamente através de plataformas de redes sociais. O Videolaringoscópio McGRATH™ MAC é um dispositivo que é utilizado para facilitar a intubação da traqueia.

Os dispositivos médicos afetados não foram disponibilizados para venda, distribuição ou importação no circuito legal, tendo sido designados para destruição. No Anexo I são listados os números de série dos produtos com defeito. Adicionalmente, os Videolaringoscópios McGRATH™ MAC não conformes, que foram furtados, não se encontram embalados nos recipientes identificados na figura seguinte.

Para além do acima referido, qualquer Videolaringoscópio McGRATH™ MAC que não apresente um número de série marcado no dispositivo não deve ser utilizado.

Em Portugal não foi detetada a existência de unidades do dispositivo médico Videolaringoscópio McGRATH™ MAC com qualquer um dos números de série indicados no Anexo I, ver na circular abaixo.

Porém, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu e que dadas as circunstâncias não pode ser assegurada a sua segurança, qualidade e desempenho, o INFARMED, I.P. recomenda que as entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico com algum dos números de série indicados no Anexo I ou que não apresentem um número de série marcado no dispositivo, não as devem utilizar.

A deteção, em Portugal, de Videolaringoscópios McGRATH™ MAC com algum dos números de série indicados no Anexo I ou que não apresentem um número de série marcado no dispositivo, deve ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: daps@infarmed.pt.

 

A Vogal do Conselho Diretivo

(Erica Viegas)