Subscrever Alertas

Acessibilidade

Transmissor Merlinhome - atualizações de cibersegurança

Imprimir

Para: Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI)

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • 21 798 7373
  • cimi@infarmed.pt
  • 21 111 7552
  • 800 222 444

08 set 2017

O fabricante St. Jude Medical disponibilizou uma atualização do software do transmissor Merlinhome, utilizado para programação e monitorização de dispositivos cardíacos implantados, que visa complementar as atuais medidas de segurança, bem como aumentar a cibersegurança.

Esta atualização é uma medida adicional que contribui para impedir que o transmissor Merlin@home seja alterado e usado para emitir ou modificar comandos de programação no dispositivo implantado do doente, resultando em esgotamento precoce ou rápido da bateria e/ ou administração de estimulação ou choques inadequados.

Salienta-se que não foi recebida nenhuma notificação relativa a dispositivos médicos alvo de ataque intencional.

O Infarmed recomenda a todos os profissionais de saúde utilizadores destes transmissores que ainda não tenham feito a atualização que contactem o distribuidor - St. Jude Medical Portugal - para receberem o aviso de segurança e procederem à atualização do software (versão 8.2.2.).

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com este dispositivo médico devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 111 7559; e-mail: dvps@infarmed.pt.

O Conselho Diretivo