Notificação de efeitos indesejáveis associados aos cosméticos

Imprimir

O que é um efeito indesejável?

Um efeito indesejável é uma reação adversa relacionada com a utilização de um produto cosmético, em condições normais ou razoavelmente previsíveis. São exemplos de efeitos indesejáveis, as reações alérgicas, de irritação cutânea, de sensibilidade à luz e prurido.

O que é um efeito indesejável grave?

Um efeito indesejável grave é um efeito indesejável que resulta em incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congénitas, risco de vida imediato ou morte.

O que fazer em caso de ocorrência de um efeito indesejável grave?

É aconselhável que se dirija a um dermatologista ou a outro profissional de saúde para um correto diagnóstico e tratamento do caso, fazendo-se acompanhar do produto ou produtos cosméticos suspeitos de estarem relacionados com a reação adversa.

 

Como posso notificar um efeito indesejável ou um efeito indesejável grave?

Os utilizadores (profissionais de beleza e estética) e os consumidores podem notificar um efeito indesejável ou um efeito indesejável grave relacionado com a utilização de produtos cosméticos, remetendo o formulário para o endereço de e-mail pchc@infarmed.pt.

O Infarmed poderá contactá-lo para obter informação adicional relevante e assim facilitar a investigação do caso. Toda a informação relacionada com o caso é tratada de forma confidencial.