Subscrever Alertas

Retirada do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g

Imprimir

Circular Informativa N.º 160/CD/550.20.001, de 14/11/2018

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI)

15 nov 2018

O produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 g - destinado especificamente a crianças com menos de 3 anos para combater os hematomas, nódoas negras, pancadas e inchaços - contém uma mistura de extratos de plantas e alega possuir propriedades curativas na inflamação, dor muscular e articular, pelo que apresenta características e funções que não são compatíveis com a definição de produto cosmético [1].

Pelo exposto e atendendo a que o uso deste produto pode colocar em risco a segurança das crianças, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a sua retirada do mercado.

Assim:

  • As entidades que disponham deste produto devem proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Adnpharma - Produtos Cosméticos e Farmacêuticos, Lda.
  • Os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar.

 

O Conselho Diretivo

 

[1] «Produto cosmético» é qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo humano (epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, modificar-lhes o aspeto, protegê-los, mantê-los em bom estado ou corrigir os odores corporais.