Subscrever Notícias

Acessibilidade

Duas novas unidades de farmacovigilância reforçam segurança dos medicamentos

Imprimir

Acessibilidade

13 jan 2017

O Infarmed já concluiu o alargamento da rede de unidades de farmacovigilância, que passou de quatro para oito no País. Ontem, dia 12 de janeiro, foi inaugurada a unidade de farmacovigilância da Beira Interior, que se situa na Covilhã, e hoje foi a de Guimarães. Em conjunto, vão abranger mais de dois milhões de pessoas e quase 24 mil profissionais de saúde.

O objetivo do reforço da rede, que contará com uma unidade no próprio Infarmed e que recentemente viu inaugurada a unidade do Algarve e do Alentejo, é a criação de massa crítica, o maior envolvimento dos profissionais de saúde na vigilância dos medicamentos, em particular daqueles em que existe uma menor experiência, e ainda a recolha de evidência.

Este alargamento acarreta ainda uma maior proximidade dos profissionais de saúde de todo o país com as unidades de farmacovigilância, fomentando assim uma rede maior de informação, criando um sistema mais robusto, assim como uma maior monitorização e recolha de mais dados, que irão possibilitar a realização de estudos no âmbito da farmacoepidemiologia.

As duas apresentações contaram com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, o Conselho Diretivo do Infarmed e os presidentes das Administrações Regionais de Saúde e representantes dos hospitais e unidades de cuidados de saúde primários.

Na Covilhã, Manuel Delgado referiu a importância destes pontos de observação, porque "o consumo de medicamentos é uma questão de saúde pública, na medida em que podemos estar a usar fármacos errados para doenças que temos e fármacos certos para doenças que não temos. Portanto, há aqui todo um processo de recolha de informação sobre o efeito efetivo dos medicamentos nos doentes que é muito relevante", referiu, citado pela Lusa.

O Infarmed terá um delegado articulado com cada uma destas unidades, para intervir no processo com maior proximidade. Cada unidade terá pelo menos seis profissionais (três médicos e três farmacêuticos). Além das novas unidades, as que já existiam são reforçadas com mais profissionais.