Detalhe Alerta

Saltar menu
 
Página Inicial> Mais Alertas> Detalhe Alerta

Tatuagens de henna negra causam anualmente graves danos de saúde

Circular Informativa N.º 098/2008/CD Data: 23/05/2008
Assunto: Para: Divulgação geral
Contacto no Infarmed: Direcção de Produtos de Saúde (Fax: 21 798 7281; pchc@infarmed.pt)


No Verão, as tatuagens de henna negra são consideradas uma ameaça recorrente ao estado de saúde. As tatuagens negras são propostas aos veraneantes em eventos públicos ao ar livre e áreas turísticas.
Estas tatuagens podem desencadear reacções alérgicas. De forma a acentuar a cor negra do pigmento de hena e prolongar o efeito da tatuagem, são adiccionadas concentrações elevadas de corantes que desencadeiam reacções alérgicas. Nos casos graves, obrigam a uma intervenção médica urgente, incluindo hospitalização. Danos permanentes na pele, dermatite de contacto alérgica e polisensibilização, são efeitos adversos de longa duração associados a estas tatuagens de henna negra.
As reacções alérgicas graves com lesão persistente são normalmente efeitos adversos que ocorrem após a colocação da tatuagem negra, aparecendo os sintomas num curto espaço de tempo (3 a 12 dias).

O melhor conselho é evitar a aplicação de tatuagem de henna negra.

Os corantes incorporados na pasta de henna que é utilizada na aplicação da tatuagem de henna negra na pele, também denominada tatuagem temporária, são conhecidos por causarem lesões graves de saúde. Muitas destas substâncias podem causar reacções alérgicas, reacções inflamatórias crónicas ou reacções alérgicas retardadas.
Estas reacções alérgicas podem originar comichão na pele, vermelhidão, manchas e bolhas que, com o passar do tempo, são tratáveis e desaparecerão, mas em alguns casos levarão a lesões permanentes na pele, tal como descoloração ou cicatrizes.

Alguns indivíduos podem tornar-se permanentemente sensibilizados a estas substâncias e desenvolver dermatite de contacto alérgica e, uma vez sensibilizados, estes adquirem vulnerabilidade a estas substâncias. Tal sensibilização é particularmente preocupante uma vez que estes alergenos são encontrados noutros produtos, tais como tintas capilares.

A sensibilização induzida pela tatuagem de henna negra, mesmo que a resposta alérgica não seja obviamente gerada pela própria tatuagem, pode conduzir a uma resposta alérgica através da exposição subsequente a estes corantes alergénicos presentes noutros produtos. A reacção alérgica a uma segunda exposição pode muitas vezes ser mais severa que a primeira.

 A reacção em casos de eczema pode ser violenta, mesmo após uma única exposição à tatuagem, necessitando por vezes de intervenção médica urgente ou até hospitalização. A reacção pode surgir limitada à zona tatuada, em redor da mesma ou espalhada por todo o corpo. O aparecimento desta reacção pode ser imediata ou demorar vários dias a desenvolver após aplicação da tatuagem.

Por vezes, como anteriormente foi referido, pode ocorrer polisensibilização a produtos, particularmente borrachas, vestuário, sapatos ou tinta de cabelo, nos quais estes corantes são igualmente utilizados, mas também pode ocorrer com produtos contendo substâncias semelhantes tais como protectores solares e certos medicamentos.
Este tipo de sensibilização tem-se tornado altamente preocupante porque afecta principalmente crianças e adolescentes e provavelmente terá impacto no futuro da vida quotidiana ou profissional.

Principalmente no Verão, os artistas de tatuagens de henna negra visitam eventos ao ar livre como feiras, festivais, mercados, bazares e particularmente zonas turísticas para prestar os seus serviços. As tatuagens temporárias são frequentemente oferecidas a turistas nas praias e resorts.
Hoje em dia, a cor vermelho-acastanhado da henna natural não é muito popular, contrariamente as que imitam ¿tatuagens tribais¿ são extremamente populares e têm muita procura entre as camadas jovens da população. Para adquirir a cor negra da tatuagem e aumentar a sua durabilidade, são adicionadas à henna elevadas concentrações de corantes que desencadeam reacções alérgicas. As tatuagens de henna negra são lembranças muito populares e essa popularidade encoraja as pessoas a ignorar os danos para a saúde.

Como distinguir uma tatuagem de henna natural de uma tatuagem de henna negra?

A cor da pasta de henna natural varia entre a cor verde-acastanhado e castanho. Se a cor da pasta apresentada pelos artistas for mais escura (negra), muito provavelmente foram adicionados corantes à pasta.
Por precaução, deve-se pedir informação quer sobre a origem da pasta de henna quer sobre a lista de ingredientes e instruções para verificar as condições da pasta de henna. Se os artistas não puderem providenciar uma informação suficiente sobre a origem da henna, a tatuagem deverá ser evitada.
Se for constatado que a pasta, uma vez aplicada, pode ser removida após uma hora, é considerada definitivamente henna negra, uma vez que a henna para surtir um bom efeito de coloração vermelho-acastanhado escuro tem de permanecer em contacto com a pele o máximo tempo possível.

Quando se fala sobre tatuagens de henna negra, o aviso ¿evitar totalmente¿ faz sentido.

Para mais informações ver informação especializada.

 

O Conselho Directivo
(Luísa Carvalho)